As formas de se sentar

Um antigo professor meu, do Judô, dava muito importância para a forma de se sentar durante as aulas. Acima de tudo, não admitia um sentar relaxado, displicente. Exigia que os alunos estivessem sempre em seiza ou agura.

Recentemente encontrei esta imagem. Não tenho a fonte, mas se alguém tiver, coloco os créditos. Tenho ela salva no meu computador. Aqui há outras formas de se sentar, algumas delas mais relaxadas do que as mais típicas, que meu Sensei tanto exigia.

modo de sentar

 

Dentro do keiko, do treino, devemos nos sentar de uma ou outra destas formas quando o Sensei passa alguma explicação ou instrução, ou quando aguardamos nossa vez de treinar. O Dojô é um lugar de treinamento físico e mental, por isso não podemos nos sentar de qualquer modo, pois isso mostra indisciplina, estafe físico ou mental e maus modos.

Domo Arigatô gozaimassu!

 

 

Se expresse sobre isso:

