Competição de Aikidô?

A título de curiosidade: como é uma competição do Shodokan Aikidô? Os vídeos abaixo podem dar uma noção do que esperar. Particularmente acho que parece mais Judô do que Aikidô. Mas talvez se o Judô não fosse competitivo ele iria parecer mais com o Aikidô, não? O fato é que treinar um Kote-gaeshi no Dojô, um ambiente controlado, é uma coisa. Se você tiver que usar ele na prática, na vida real, com o caos de uma briga e uma mão tentando quebrar seu nariz, a coisa muda de figura. Talvez na pratica as coisas fossem ficar um pouco mais parecidas com isso:

ou isso:

 

Como funciona a luta?

Existem basicamente dois tipos de competição: Embu (onde são apresentados Kata) e Randori, que é a luta em si, conforme vemos nos vídeos acima. Há ainda um terceiro tipo de competição, por times, o Kongodantaisen.

No Randori não há cooperação, então se quiser arremessar o adversário, será preciso realmente conseguir fazê-lo. Há duas modalidades: tanto randori, onde os praticantes se revezam no papel de tanto (portando uma faca de material macio) e toshu, desarmado; e toshu randori, onde ambos estão desarmado (no segundo vídeo podemos ver um toshu randori, enquanto que no primeiro vemos vários exemplos de tanto randori). Existe um conjunto de 17 golpes válidos, alguns deles atemis modificados para poderem ser usados como arremessos e assim não machucar o adversário. Uma luta dura dois assaltos de 1:30 minutos (sendo que no tanto randori a faca é trocada entre um assalto e outro), e vence quem conseguir mais pontos, que podem ser obtidos em arremessos bem sucedidos, golpes com o tanto ou pelas faltas dos adversários.

O que acharam?

Leia mais sobre o Shodokan Aikidô (site em português):

Associação Ronin de Shodokan Aikido do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Se expresse sobre isso:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s