Blogs mortos de Aikidô

Não sei quanto a vocês, mas quando eu gosto de alguma coisa, gosto de me aprofundar nela. Tudo bem que Aikido é prática, não teoria, mas gosto de ler sobre, ver videos, matérias, desenhos, referências – mesmo as mais toscas. Quando jogava RPG adorava acompanhar blogs e sites com dicas de jogos, resenhas, material de campanha, etc. Na verdade até hoje eu ainda dou uma olhada nestes sites, de vez em quando. E assim com vários hobbies, gostos e esportes que gosto. Mas no caso do Aikidô, não parece ser um bom momento. Ao procurar por blogs de Aikidô até encontro vários. Mas muitos são blogs de Dojôs, que basicamente publicam horários de treino, fotos e avisos dos eventos do Dojô e uma ou outra eventual matéria. Outros tantos mais interessantes (não que eu tenha algo contra, minimamente que seja, com blogs de Dojôs – só não é o conteúdo que queria consumir), tem posts bem raros, esparsos. Eu até entendo: já deixei vários blogs morrerem, pela dificuldade de manter eles. Agora, com este, estou animado por estar no começo, mas sei que quando assuntos rarearem, vai ficar cada vez mais difícil manter um bom fluxo de postagens… Mas queria tentar pelo menos um post por semana. Alguns blogs legais por ai têm um por mês, e olhe lá! 

vgg1i4

Tem que procurar bem!!!

Mas a maioria dos blogs sobre Aikidô parece estar mesmo desativado. Pelo menos os autores não excluíram o blog, e assim dá pra ver postagens antigas, algumas bem interessantes mesmo!!! E pelo que andei vendo por aí, parece que por volta de 2010 foi um ótimo período para ler sobre Aikidô em blogs! Óbvio, não cabe a mim julgar os motivos que levaram cada autor a tomar esta atitude. Eu só fico chateado porque alguns realmente faziam um ótimo trabalho, tinham conteúdos excelentes, e sei que não terão mais postagens do tipo. Alguns caras escreviam muito bem!

Minha esperança é de que hora ou outra bons blogueiros voltem a escrever sobre Aikidô. Quem sabe um blog atual, mesmo que meio simplista como o meu, ajude a surgir mais outros. Por isso estimulo a todos a escrever sobre Aikidô, ou ajudar a manter vivos os blogs existentes, dando curtir e comentando, para dar uma força pros blogueiros atuais. Um blog pode ser o empurrão que faltava pra alguém começar a treinar, uma fonte de consulta para alunos, uma forma de manter contato com o Aikidô fora do Dojô, ou mesmo um passatempo divertido pra quem gosta de escrever. E quem gosta de fotografar também! Quem sabe um Instagram ou Tumblr só com fotos de Aikidô (ou outro Budô/Arte Marcial, porque não?)? Aikidô é bem plástico, não vai ser difícil conseguir boas fotos.

Por fim, se quiser divulgar seu blog, deixe um comentário aqui nesta postagem. Também se quiserem me indicar algum blog, vivo ou morto, sintam-se a vontade!

Domo Arigatô Gozaimassu!

2 ideias sobre “Blogs mortos de Aikidô

Se expresse sobre isso:

