Artigo antigo sobre o reiho

Um artigo que beira o engraçado, escrito em 1934, quando não havia ainda muito conhecimento sobre Jujutsu no Brasil. A qualidade é sofrível, mas dá pra ler. Percebe-se como tudo era muito novidade ainda – outros tempos, sem Internet, sem TV ainda, quando os costumes de outros povos eram chamados de ‘grotescos’ sem pudores. Informações demoravam pra chegar, e muitas vezes vinham recheadas de erros.

Pela descrição, fica claro que o artigo fala sobre o reiho (cerimonia de saudação) do Sumô, e não do Jujutsu. Mas pode ser que nalgum estilo de Jujutsu tal rito fosse observado, vai saber. Existem apontamentos, por exemplo, que dizem que o Takenouchi-Ryu Jujutsu teria surgido da fusão de técnicas de espada curta com Sumô, sendo que neste caso podem ter sobrevivido costumes desta tradicional luta japonesa de força.

sumo

Sumotoris executando o sonkyo

Ah, só pra constar, o cumprimento que usam no Sumô (e no Kendô) se chama Sonkyo. Aqui tem uma matéria MUITO legal sobre isso, abordando ainda temas como vitória e derrota. Vale a pena conferir (conheço o autor, treinei Kendô por um curtíssimo período com ele, e gostei muito de seu perfil como praticante de Budô).

Baixe aqui o arquivo. É bem pequeno, como se fosse uma nota de uma revista. Alias, é isto que é, rs. Tenho este artigo faz tempo, mas não me recordo do link para baixá-lo (não anotei na época, um péssimo costume que eu tinha…). Pelo que me lembro, é da Revista de Educação Física do Exército. Eles disponibilizavam publicações antigas – tinha muita coisa interessante sobre Budô e Artes Marciais em geral, em artigos realmente antigos, da década de 1930 e 1940. Tenho vários que baixei, e aos poucos vou disponibilizar no meu 4shared. Se eu conseguir o link para o site que baixei, posto aqui.

 

 

Anúncios

Se expresse sobre isso:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s