Transforme sua fraqueza em sua força!

Um garoto, que perdera o braço esquerdo em um acidente de carro, resolveu começar a treinar Judô, mesmo sob protestos dos pais, que achavam que devido à sua condição ele teria muitas dificuldades. Havia um dojo que não ficava tão longe da casa do garoto, onde um velho Sensei ensinava. Após se apresentar, o Sensei concorda em ensinar ao garoto. 

iching-03-chun-versc3a3o-imagick.jpg

Hexagrama Chun, do I-Ching, nos fala sobre como, ao superar uma dificuldade no começo de nosso caminho, podemos crescer depois

Passados três meses de treino, o menino percebeu que o Sensei só havia lhe ensinado um golpe. Então ele perguntou ao seu professor:

 

“Sensei, já treino ha algum tempo. Eu não deveria aprender algum outro golpe?”

“Não. Este é o único golpe que você precisa conhecer.”

Como já estava acostumado com a personalidade de seu Sensei, ele não perguntou mais sobre isso. Então continuou treinando a única técnica que conhecia. Mais alguns meses se passaram, e o Sensei resolveu inscrever o jovem aluno em uma competição. Mesmo preocupado por só conhecer um golpe, o aluno confiou no Sensei e aceitou lutar. Sua preocupação crescia na medida em que via as outras lutas, com garotos mais experientes que usavam as técnicas mais variadas. Seu Sensei limitou-se a pedir para que ele tivesse calma e usasse seu conhecimento.

Quando chegou a vez de fazer a primeira luta, o garoto se surpreendeu ao vencer seu adversário, usando seu único golpe, facilmente, logo nos primeiros segundos de luta. Veio a segunda luta, e apesar de um pouco mais de dificuldade, nem deu tempo de se cansar, e o adversário estava derrotado. Estava na final. Seu adversário na final era faixa marrom, e parecia ser muito bom. Tinha vencido todas as lutas com facilidade até ali, também. Quando a luta começou, o garoto quase caiu, mas assim que teve uma oportunidade, usou a única técnica que conhecia e conseguiu vencer o torneio.

Mal conseguindo acreditar no ocorrido, ele perguntou a seu Sensei:

“Sensei, só conheço uma técnica, e meus adversários conheciam várias… Como pude derrotá-los, quase sem dificuldades?”

“De fato, você conhece apenas uma técnica. Mas como já disse, era o único movimento que precisava conhecer. De modo que você conseguiu vencer por duas razões: primeiro, este movimento é um dos mais difíceis do Judô, e ao treinar ele tão insistentemente, você conseguiu dominá-lo. O outro motivo é que só existe uma defesa para este movimento: segurar o braço esquerdo do adversário.”

E deste modo o menino conseguiu, com a ajuda de seu Sensei, transformar sua maior fraqueza em sua maior força!

—–

(Esta história é bem conhecida por muitos judokas, e está presente em diversos livros e sites. Dei uma pequena ‘enfeitada’ nela. Não conheço o autor original, se alguém souber e puder citar nos comentários, coloco os devidos créditos. Domo arigatô!)

Anúncios

Se expresse sobre isso:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s