Jita kyoei desenhado, pra quem não entendeu ainda

Me acusem de radical a vontade, mas o fato é que se uma pessoa diz praticar Judô e não sabe o que é Jita-kyoei, para mim ela não pratica Judô; é preferível não saber o que é O-soto-gari! Jita kyoei é, nada mais, nada menos, que, segundo o próprio fundador do Judô (palavras dele!), o objetivo final da prática do Judô. Sei que é chocante, mas não é ganhar competições o objetivo do Judô. Muitas pessoas podem estar se sentindo enganadas agora, pois foi isso que pensaram a vida toda!!! Rs.

principios

À esquerda: Seiryoku Zenyo (“O uso mais adequado da energia”). À direita: Jita Kyoei (“Bem estar e benefícios para todos”)

Na verdade Kano Shihan criou dois princípios para nortear a prática dos Judoka, bem como para serem aplicados em aspectos diversos da vida: Seiryoku zenyo e Jita kyoei. O primeiro diz respeito a usar nossa energia de modo mais eficiente, evitando desperdícios ou esforços desnecessários; o que leva ao segundo, que diz que os benefícios que possamos obter e as ações que tomamos devem sempre ter em mente a sociedade como um todo (e não nós mesmos), pois isto cria uma sociedade melhor, o que acabará, por fim, beneficiando a nós mesmos. O assunto é meio extenso, há muito o que se falar sobre, e pretendo voltar a ele oportunamente. Por hora, tem uma ilustração que eu vi e que ilustra magnificamente bem estes princípios do Judô. As vezes o que temos dificuldade de exprimir em palavras, algum magnifico desenhista/cartunista põe no papel na forma de um desenho simples, auto-explicativo, e, de quebra, engraçado! Veja:

Dibujo de los BURROS

Isto é Seiryoku Zenyo e Jita Kyoei!

Não pense apenas em você, tenha em mente que todos os seus atos (TODOS, mesmo os que você acha que não!) influenciam toda a sociedade. E, às vezes, ceder ao outro é a melhor forma de conseguir o que você quer, beneficiando a todos, no fim das contas.

Anúncios

Se expresse sobre isso:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s