Sokaku Takeda, o demônio dos Aizu

Nascido em 10/10/1859, em Fukushima, membro do clã Aizu, clã samurai famoso por sua valentia e técnica marcial, era o segundo de quatro irmãos. Seu pai, Sokichi Takeda, possuia conhecimentos em lança, bastão longo (Bo) e espada, além de Sumô, e ensinou o que sabia aos filhos. Depois vira Uchi deshi de um mestre de armas em Tokyo, chamado Kenkichi Sakukibara, do Jikishinkage Ryu, que lhe ensina Kenjutsu, Bojutsu, lança, arco-e-flecha, Kusarigama e Naginata. Já aos 16 anos, Sokaku era um combatente terrível – se a casta Samurai não tivesse sido extinta, poderia ter alcançado algum alto posto com algum Daymio, mas os tempos eram outros, então.

sokaku20takeda20portrait

Sokaku Takeda

Nesta época envolveu-se com combates contra alguns bandidos, chegando mesmo a matar alguns, o que começou a preocupar seu pai, que resolve o enviar para o líder do clã Aizu, Tanomo Saigo, para se tornar um monge. Saigo fora um célebre Samurai, mas após a queda do Shogunato havia se tornado sacerdote Shintô. Ele era detentor do conhecimento sobre uma arte marcial secreta do Clã Aizu, chamada Oshiki-Uchi, um estilo de Jujutsu, que tinha vontade de tornar pública para que não se extinguisse. Takeda passa a visitar com frequência o mestre Saigo, ao mesmo tempo em que continua a treinar outros estilos de artes marciais, em viagens pelo Japão, agindo como um Samurai andarilho dos romances japoneses. Especula-se que tenha até mesmo viajado para Okinawa para apender Karatê. Saigo resolve passar todos seus conhecimentos sobre o Oshiki-Uchi para Takeda, após a desistência de seu ‘filho’ adotivo (genro, na verdade), Shiro Saigo, em se tornar seu sucessor (um assunto para outra postagem, em breve!). Takeda acrescenta seus próprios conhecimentos marciais ao Oshiki-Uchi, modificando-o e modernizando-o, com especial enfase no Tai-Jutsu, tendo em vista que o porte de armas estava proibido, e renomeando o estilo como Daito-ryu Aikijujutsu.

 

220px-Tanomo_Saigo

Tanomo Saigo, pastor xintoísta, mestre da arte marcial secreta que o Clã Aizu usava para treinar seus guerreiros, especializada em combate no interior de castelos e residências.

takedasakaku05alainFloquet

Semelhança entre Aikidô de antes da Segunda Guerra Mundial, à esquerda, em desenhos de antigo manual de Budô que retratam o próprio O-Sensei, e o Daitô-ryu, à direita, com fotos de um mestre desta arte marcial

Takeda continua a levar uma vida itinerante, sendo muito respeitado pelo povo e pelas forças policiais, tendo em vista que era famoso por combater meliantes. Ele estava em Hokkaido, ensinando e auxiliando a população local, quando em 1915, Morihei Ueshiba o encontra e o toma como Mestre. Ueshiba já havia treinado diversas artes marciais nesta época, também, mas o Daito-Ryu representa a maior influência para O-Sensei, entre todas, sendo o Aikidô um Budô basicamente derivado deste estilo , com influências filosoficas e espirituais de Onisaburo Deguchi e alguns conhecimentos vindos de outros estilos de Jujutsu/Bujutsu que O-Sensei também estudou. Fotos mais antigas evidenciam a semelhança técnica entre o Aikidô de antes da Segunda Guerra (ou Aiki-Budô) e o Daitô-Ryu Aikijujutsu. Inclusive muitos dos alunos de O-Sensei, de antes da Segunda Guerra, foram graduados por Takeda, o que mostra que possivelmente O-Sensei estivesse ensinando ainda o Daitô-ryu para eles, pelo menos até 1936, data que constava nos diplomas de alunos como Mochizuki, Tomiki, Shirata e Shioda. Aparentemente houve um desentendimento nesta época que levou a separação de Takeda e Ueshiba, com O-Sensei passando a nomear sua arte de Aiki-Budô, dando inicio à criação de seu próprio estilo.

 

Além de Morihei Ueshiba, fundador do Aikidô, Takeda teve outros alunos igualmente ilustres, entre os quais podemos destacar um de seus criados pessoais, Choi Yong-sool, que era coreano. Quando volta para a Coréia, em 1948, leva o conhecimento de Daitô-ryu com ele, e passa a ensinar a arte, que aos poucos se mescla com lutas nacionais coreanas, dando origem ao Hapkidô.

saigo

Sokaku Takeda

Ver também:

Tanomo Saigo

Sokaku Takeda – 1

Sokaku Takeda – 2

Oshiki-Uchi

Choi Yong-sool, fundador do Hapkido

Se expresse sobre isso: