Ne waza no Judô

Existe todo um mimimi de que o Kodokan Judô não tem Newaza, ou de que ele é pouco eficiente, incompleto, falho, coisas assim. Sem desmerecer o BJJ, que levou o newaza para outro nível, de fato, por ter escolhido se especializar nesta área, mas o Judô tem e sempre teve sim um Newaza eficiente e completo. Em livros antigos podemos encontrar ilustrações de muitas técnicas, várias delas inclusive que sempre foram proibidas nas competições do Kodokan, como as chaves de perna (ashi kansetsu).

“Mas então cade os Judokas que fazem isso?”, você me pergunta. E eu respondo: são poucos mesmo… A maioria dos mestres de Judô, ao longo da história, sempre preferiu focar o Tachi waza (ou Nage Waza para ser mais específico). E, bem… tem a polêmica declaração que vou dar agora, sem o minimo desejo de causar tretas… mas os Gracie da primeira geração são ótimos exemplos de JUDOKAS que faziam isto… (qualquer coisa, de uma relembrada neste texto).

Os vídeos a seguir apresentam uma boa visão do Newaza do Kodokan. São longos, bem longos… Mas muito legais, se você tiver paciência de ver tudo… (eu não tive, pulei várias partes, com dó, mas pulei)

Anúncios

Se expresse sobre isso:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s